sábado, 26 de setembro de 2009

Intel apresenta chip para melhorar reprodução de conteúdo web nas TVs


Intel apresenta chip para melhorar reprodução de conteúdo web nas TVs

Por Bell's R./BRA

Publicada em 25 de setembro de 2009 às 16h55
    Chip CE4100 será usado em TVs ou set-top boxes para reproduzir vídeos online, gráficos em 3D e widgets com conteúdos de portais.
A Intel anunciou um pacote de chips integrados, de codinome Sodaville, para rodar aplicações de vídeo e internet em televisões. O pacote contém um processador baseado na arquitetura Atom, já usada em pequenos computadores portáteis.

Chips Sodaville têm poder de processamento e componentes de áudio e vídeo necessários para rodar aplicativos para gráficos em 3D e vídeo em alta definição, afirmou a Intel.

O processador CE4100 pode atingir velocidade de até 1,2 GHz e possui dispositivos que processam informações gráficas e controla a exibição de conteúdo visual.

A Intel afirmou que está trabalhando com a Adobe para adaptar o Flash Player 10 para o chip, algo que ajudará a execução de conteúdo da internet, principalmente do YouTube, diretamente para as TVs. O suporte ao Flash Player 10 acontecerá na primeira metade de 2010.

O lançamento do chip é mais um esforço da Intel em integrar a experiência de internet com a visualização de TV.

Protótipos da fabricante defendem a ideia das TVs rodarem pequenos aplicativos que permitem aos espectadores conversarem com amigos em tempo real ou comprarem produtos anunciados na TV.

A empresa fechou parceria com o Yahoo pela TV Widgets, oferecendo aplicativos de fontes como Cisco Systems, BBC, CBS, Netflix e CinemaNow diretamente na tela. O MySpace também já demonstrou um aplicativo para que usuários possam trocar mensagens e ver fotos na TV.

A Intel não comentou quando estarão disponíveis ou quanto custarão os primeiros aparelhos a usarem o chip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário